Sheep in need, cafe full of friends.

 Pereiro.


Hoje acordei ao som do meu vizinho idoso a bater à minha porta. Tinha deslocado outras ovelhas vizinhas e uma tinha escapado e caído num velho poço.


“Vem ajudar o Stuart!”


Desço o poço e peço secateurs para cortar as silvas. Depois de as cortar, levantei as ovelhas e levei-as de volta ao seu rebanho, depois voltei para o meu quintal para lavar a sujidade e fazer as minhas calistenias.


De repente, estando sozinho já não me sinto bem, por isso recolho os meus livros de exercícios e lápis, e ponho o cão na trela e vou a pé até ao café.


Que boa sorte! Os lugares estão cheios com os meus amigos: Señora Seu, Theresa, Odette e a sua filha Carla. Deixo o Cookie com elas e peço um café.


Lá dentro, encontro alguns homens: Tony! Carlos e o seu amigo, alguns homens com quem já trabalhei.


Volto para o lugar lá fora e conto a minha história sobre as ovelhas no poço. Theresa compra-me o meu café, ela é sempre tão simpática comigo.As pessoas são simpáticas aqui, muito civilizadas, aqui ao sol. Quando chegam novos clientes, as pessoas cumprimentam-nos com:


“Boa tarde” ou “Afternoon”…e similares quando partem. Converso durante algum tempo e depois estudo arduamente, traduzindo frases dos livros de bolso Wilde e Sun Tzu para português, alemão e francês.


Katarina e a sua família deixam o restaurante. Ela está vestida para o fim-de-semana e pára e faz um alarido de Cookie.


Um grande grupo de pessoas inglesas pára aqui. É demasiado tarde para eles jantarem, por isso sentam-se e bebem vinho e café, e nós falamos. Em inglês um homem “bears left”, e não “turn left”, uma frase que me faz lembrar que sou inglês, é um enrugamento da língua que é muito distinto. 

A irmã de meu amigo chegou, com a família alargada, e um homem que conheço que quer ouvir notícias do meu filho. Ele está com sorte pois o meu filho tem boas notícias – uma namorada, e fotos, claro, isto é 2023.

Eu devia provavelmente levantar-me e ir para casa, mas eu fico. Falo do mercado de trocas e das ovelhas, das oliveiras e das coisas que estamos a plantar. Adoro esta aldeia por vezes, faço parte dela agora. Sou o inglês louco que está a moer o seu lápis a um toco, aquele que vai falar (ou tentar falar) a sua língua, o homem com o cadela bonita que vai com ele.


Chega o Tino, chega o Paolo. Mais cinco minutos, mais uma copo. As cabras podem esperar, levantar água do poço pode esperar, as coisas estão bem aqui. Há sempre esta tarde.


Stuart

No comments: